doutoramento ciências da comunicação

candidaturas, propinas e bolsas

No ano letivo de 2019/2020 a propina anual será no valor de 2.000€. Pode ser paga de uma só vez ou em prestações, de acordo com o regulamento de propinas.

Para mais informações sobre o pagamento de taxas e propinas, por favor, consulte a página https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/geral/1143/propinas-emolumentos.

 

Bolsas FCT:

Os candidatos admitidos podem concorrer a bolsas de investigação concedidas anualmente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), as quais incluem uma remuneração mensal e o pagamento das propinas.


Bolsas ISCTE:

O ISCTE–IUL promove a atribuição de bolsas a estudantes inscritos em doutoramentos do ISCTE-IUL. Os concursos são publicitados no website do ISCTE-IUL, na página https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscteiul/quem-somos/trabalhar-no-scteiul/990/concursos.

                      

Bolsas de Mérito
Distinguem o aproveitamento escolar excecional bem como as competências profissionais detidas pelo candidato que se demonstrem de relevante interesse para o curso; destinam-se a apoiar a elaboração de trabalhos conducentes à obtenção do grau de doutor, de modo a serem desenvolvidas as  competências científicas e pedagógicas dos doutorandos.

 

Bolsas de 3º ciclo
Este programa de bolsas tem como objetivo o desenvolvimento progressivo de competências de caráter pedagógico e técnico relevantes para a formação dos  estudantes, através da realização de tarefas e da participação em atividades organizadas no âmbito da área científica do doutoramento. 

Outros apoios:

Outras bolsas que venham a ser concedidas por entidades privadas ou não governamentais serão devidamente divulgadas, bem como outros apoios e oportunidades das quais os doutorandos possam beneficiar (p. ex.: programas de formação, estágios curriculares, etc..). Os doutorandos poderão também integrar atividades de investigação em curso no CIES-IUL.